segunda-feira, 25 de outubro de 2010

PROJETO “CONVIVER – RESPEITANDO AS DIFERENÇAS”

Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Alberto Schweitzer
Rua Helmuth Schneider – Centro
Boa Vista do Herval – Santa Maria do Herval
Telefone: 3567 1024 - E-mail: escdralberto@yahoo.com.br


PROJETO “CONVIVER – RESPEITANDO AS DIFERENÇAS”


Justificativa


Nossa sociedade é formada por pessoas com diferenças físicas, sociais e culturais, entre outras. Assim faz-se necessário buscar caminhos para uma convivência harmoniosa, tendo em vista a construção de uma sociedade verdadeiramente democrática, na qual todos são iguais em direitos e deveres. O preconceito velado, a discriminação e a exclusão social precisam ser superados para a consolidação de um mundo viável. Precisamos fomentar nas escolas a valorização de todos, independentemente de cor, etnia, religião, sexo, idade ou classe social. A aprendizagem de valores e atitudes deve ser mais explorada do ponto de vista pedagógico. Nas relações interpessoais, não só entre professor e aluno, mas também entre os próprios alunos, o grande desafio é conseguir se colocar no lugar do próximo, compreender seu ponto de vista e suas motivações ao interpretar suas ações. Isso desenvolve a atitude de solidariedade e a capacidade de conviver com as diferenças.Essas considerações são especialmente importantes na educação fundamental, já que os alunos estão conhecendo e construindo seus valores e sua capacidade de gerir o próprio comportamento a partir deles.

Princípios Norteadores:

Os Parâmetros Curriculares Nacionais elegeram, baseados no texto constitucional, princípios segundo os quais torna-se possível orientar a educação.
• Dignidade da pessoa humana: implica respeito aos direitos humanos, repúdio à discriminação de qualquer tipo, acesso a condições de vida digna, respeito mútuo às relações interpessoais públicas e privadas.
• Igualdade de direitos: refere-se à necessidade de garantir a todos a mesma dignidade e possibilidade de exercício de cidadania. Para tanto há que se considerar o princípio da eqüidade (diferenças físicas, étnicas, culturais, regionais, de gênero, etárias, religiosas, etc.) e desigualdades socioeconômicas que necessitam ser levadas em conta para que a igualdade seja efetivamente alcançada.

Objetivos:
• Adotar, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças e discriminações, bem como, atitudes de respeito pelas diferenças entre as pessoas, que se faz necessário ao convívio em uma sociedade democrática e pluralista;
• Valorizar e empregar o diálogo como forma de esclarecer conflitos e tomar decisões coletivas;
• Construir uma imagem positiva de si, o respeito próprio traduzido pela confiança em sua capacidade de escolher e realizar seu projeto de vida.

Metodologia de trabalho:
Este trabalho está sendo desenvolvido em todos componentes curriculares ao longo do segundo semestre do atual ano letivo.


Ponto central do projeto:

24/09- Noite cultural: “CONVIVER – RESPEITANDO AS DIFERENÇAS”
Vinda do grupo de teatro Criarte da APAE- Ivoti.




Programação:
7h10min – Boas Vindas e explicação do projeto
7h15min - Abertura com a poesia Imagine
7h30min – Apresentação Teatral (O Bem e o Mal)
8h10min – Apresentação do Grupo de Dança da Esc. Amizade (AmeDance)
8h20min – Apresentação Musical com alunos Éder e Alan
8h30min – Finalização (Releitura da Música “Comida”) - Alunos da 8ª série
8h35min - Entrega de Boletins




Cada vez que você faz uma opção está transformando sua essência em alguma coisa um pouco diferente do que era antes” C.S.Lewis

Nenhum comentário:

Postar um comentário